Top 10: Livros

             Eu já fiz um post sobre música, então vou falar sobre minha segunda paixãozinha: Livros! Pra quem ainda não sabe, no ano quem ...

            Eu já fiz um post sobre música, então vou falar sobre minha segunda paixãozinha: Livros! Pra quem ainda não sabe, no ano quem vem pretendo fazer faculdade de Letras (<3), com especialização em literatura e escrever um livro! \õ/
            O que me faz ser tão apaixonada por livros é a capacidade de nos fazer viajar sem precisar se mover um centímetro, de nos envolver e fazer-nos esquecer da "realidade". Uma das frases mais bonitas sobre livros que li foi "Um homem que lê vive mil vidas. Um homem que não lê vive apenas uma." E é a mais pura verdade; já fui de senhorita do século XVIII à estudante do século XXI, sem contar todas as "criaturas" e cenários que já passaram por minhas mãos.
            Dessa forma, foi muito difícil - lê-se impossível - decidir 10 livros para essa lista. Tirando alguns que são realmente marcantes para mim, alguns estão nessa lista apenas porque não li outros. Então, vamos lá!

1 - A Marca de Uma Lágrima, Pedro Bandeira

            Sinopse: O livro fala da vida de Isabel, uma garota de 14 anos com problemas de autoestima, após ir a festa de aniversário de seu primo Cristiano e se apaixonar por ele, apesar de ele se apaixonar por sua amiga Rosana. O livro trata de como Isabel lida com isso e como ela ajuda os dois lados desse amor escrevendo poemas para darem para o outro, mesmo contra sua vontade. Para piorar, ocorre em sua escola o suposto suicídio da diretora, além de Fernando, um garoto apaixonado por ela, correr atrás, sem ela dar bola.

            Foi o livro que me inseriu nesse mundo confuso da literatura. Eu, mais do que nunca, me identificara com a protagonista. Esse também foi o primeiro de muitos livros que me ajudaria a superar crises na minha vida.




2 - A Culpa é das Estrelas, John Green

            Sinopse: A história é narrada por uma paciente com câncer de 16 anos de idade, chamada Hazel Grace. Hazel é forçada por seus pais a participar de um grupo de apoio, onde conhece e se apaixona por Augustus Waters, garoto - gatíssimo - de 17 anos, que tem uma perna amputada e é apaixonado por metáforas.

            Primeiro livro "água-com-açúcar" da lista. Não importa quantas vezes eu leia o livro, ou assista o filme, eu SEMPRE vou chorar. Amado por uns, odiado por outros, o fato é que ele é um dos meus maiores amores.




3 - Quem é você, Alasca?, John Green

            Sinopse: O livro trata da vida de Miles Halter, garoto colecionador de últimas palavras, na faculdade, justificando a sua ida com as palavras "Eu vou a procura do Grande Talvez''. Ao chegar lá, Miles conhece seu companheiro de quarto, "O Coronel", do qual ganha o apelido de Gordo.
Ele é apresentado à Alasca Young, uma menina por qual Miles se apaixona, mas que não sente o mesmo. Eles envolvem-se em várias aventuras, mostrando ao Gordo um lado do "Grande Talvez" que ele não conhecia, um senso de perigo e emoção ao quebrar regras, como fumar e beber no campus. Assim como Miles vivia em busca do "Grande Talvez", Alasca se questionava sobre "Como sairei desse labirinto?".

            Livro responsável pela minha singular assinatura em textos escritos, me fez mudar MUITO. Me trouxe uma visão nova sobre as pessoas que amo e como eu devo agir. Digamos que também quero o meu "Grande Talvez".




4 - Não se apega, não, Isabela Freitas

            Sinopse: "Desapegar: remover da sua vida tudo que torne o seu coração mais pesado." Tudo começa com um ponto-final: a decisão de terminar o namoro de dois anos com Gustavo, o namorado dos sonhos de toda garota. As amigas acharam que Isabela tinha enlouquecido, porque, afinal de contas, eles formavam um casal per-fei-to! Mas por trás das aparências existia uma menina infeliz, disposta a assumir as consequências pela decisão de ficar sozinha. Estava na hora de resgatar o amor-próprio, a autoconfiança e entrar em contato com seus próprios desejos. Parece fácil, mas atrapalhada do jeito que é, Isabela precisa primeiro lidar com o assédio de um primo gostosão, com as tentações da balada e, principalmente, entender que o príncipe encantado é artigo em falta no mercado.       
            Livro m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o! Me fez rir MUITAS vezes, e ajudou a amadurecer bastante essa cabeça de vento. Graças à Isabela, aprendi a me amar mais e, consequentemente, amar mais cada um ao meu redor.




5 - As Vantagens de Ser Invisível, Stephen Chbosky

            Sinopse: O livro trata sobre um garoto de 15 anos, Charlie, que entra num colégio enquanto se recupera de uma depressão, que lhe rendeu tendências suicidas, e da perda de seu único amigo. No colégio, porém, começa sua jornada de socialização, de crescimento e recuperação com a inadvertida ajuda de dois veteranos, Patrick e Sam, que o recebem em seu mundinho à parte dos populares da escola.

            Mais um "água-com-açúcar". Em 90% da história eu queria entrar no livro e dar um abraço de urso no Charlie. Chorei diveeersas vezes e me surpreendi com o final. Uma forma nova de escrever um livro.




6 - Ps. Eu te amo, ­Cecelia Ahem

            Sinopse: Holly Kennedy é uma jovem bonita, feliz e realizada. Casou-se com o homem de sua vida, o divertido e apaixonado Gerry. Mas ele fica doente e morre, deixando Holly em estado de choque. Antes de falecer, Gerry deixa para a esposa uma série de cartas. Mensagens que surgem de forma surpreendente, sempre assinadas da mesma forma: "P.S. Eu te amo". A mãe de Holly e as melhores amigas dela, Sharon e Denise, estão preocupadas porque as cartas mantém a jovem presa ao passado. Mas o fato é que as cartas estão ajudando a aliviar sua dor e guiá-la a uma nova vida.

            Nesse eu chorei, chorei, chorei, chorei, chorei e chorei. Do início ao fim, me emocionei com esse livro. Cheguei a passar vergonha porque chorei em público (risos). Ainda quero a versão física do livro!




7 - Se eu ficar, Gayle Forman

            Sinopse: Mia Hall acreditava que a decisão mais difícil que enfrentaria em sua vida seria ter que escolher entre seguir seus sonhos na escola de música Juilliard ou seguir um caminho diferente com o amor de sua vida, seu namorado rebelde, Adam. Mas quando o que deveria ter sido um passeio despreocupado de família leva a vida de sua mãe Kat, seu pai Denny, e seu irmão mais novo Teddy, tudo muda em um instante devido ao acidente que tivera, e agora sua própria vida está em jogo enquanto ela está em coma em um hospital. Presa em um limbo entre a vida e a morte para um dia revelador, ela pisca de volta para seu passado, e tem uma experiência extracorpórea enquanto observa amigos e familiares se reunindo no hospital. Ela deve tomar uma decisão que não só irá decidir o seu futuro, mas o seu destino final.

            Não é possível: ou eu sou muito chorona ou tenho um abismo por livros de drama. Nunca um livro me fez tanto pensar na fragilidade da vida, no quanto ela pode ser extinta em menos de um segundo, além do quanto opostos podem se completar.




8 - Para onde ela foi, Gayle Forman

            Sinopse: Continuação de "Se eu Ficar". Se você tivesse uma segunda chance para seu primeiro amor, você aceitaria? Já faz três anos que o amor de Adam salvou Mia após o acidente que mudou a vida dela. Três anos desde que Mia saiu da vida de Adam para sempre. Vivendo agora em lados opostos do país, Mia é um talento em ascensão na Juilliard, a conceituada escola de música, e Adam é o típico astro do rock de Los Angeles, com direito a notícias nos tabloides e uma namorada-celebridade. Quando Adam se vê sozinho em Nova York, o acaso reúne o casal mais uma vez. Por uma noite.

            Eu tive um certo preconceito e demorei pra ler, porque eu achava "Se Eu Ficar" perfeito demais pra ter uma "continuação"; com prazer quebrei minha cara. Um livro que me encantou demais e me fez acreditar ainda mais que, se você quiser, qualquer amor é possível.




9 - Dom Casmurro, Machado de Assis

            Sinopse: Narrado em primeira pessoa, seu personagem principal é o carioca de 54 anos Bento de Albuquerque Santiago, advogado solitário e bem-estabelecido que, após ter reproduzido tal qual, no Engenho Novo, a casa em que foi criado "na antiga R. de Matacavalos" (hoje Riachuelo), pretende "atar as duas pontas da vida e resgatar na velhice a adolescência", ou seja, contar na meia idade seus momentos de moço.

            Livro responsável por fazer com que eu me encantasse pela literatura brasileira, além de me fazer quebrar a cabeça: Capitu traiu ou não traiu Bentinho? "Olhos de cigana dissimulada".




10 - A Bíblia Sagrada

            De longe, o meu livro favorito e mais importante. Não tenho nem mesmo o que falar o que sobre ela. "De tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3, 16)




Enfim, espero que tenham gostado. Alguma sugestão de livro? Deixe nos comentários! ;)
xoxo,
L.

Gostou desse texto? Tem outros aqui

5 comentários

  1. "Um homem que lê vive mil vidas. Um homem que não lê vive apenas uma." Define bem mesmo! Não sei se você já os leu, mas se ainda não, vale muito a pena de verdade:
    -O menino do pijama listrado
    -Como Eu era Antes de Vocês
    -Extraordinário
    - Um Novo Amanhecer
    -Fazendo Meu Filme( e todos da Paula Pimenta, porque são muito amor hahaha )
    -Belo Desastre( e todos os outros, porque os Maddox são puro amor)
    - Um Sorriso ou Dois
    -Confissões On-Line
    - O Melhor de mim

    Melhor eu parar aqui antes que não tenha mais espaço haha. Adorei o post. Beijos http://paixaonayara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, linda! Vou ler todas as suas indicações, viu?
      Beijinhos!

      Excluir
  2. Leio quanto quando estou chateada. Prefiro o de ação e suspense.

    ResponderExcluir
  3. Ah me esqueci. Érico Veríssimo tem ótimos livros. Tenho alguns.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Featured Post Via Labels